PIBID - Escola Villa Lobos

Concurso de Textos
Tema: Conservação do meio ambiente
Gêneros: Artigo de opinião, Folheto e Charge
Público-alvo: alunos do Ensino Médio
As inscrições deverão ser feitas até 10/06/11
Retirar a ficha de inscrição com as bolsistas do PIBID
O regulamento está publicado no blog do PIBID.
Haverá apoio na produção  dos textos para todos os alunos do Ensino Médio interessados no Concurso.
Responsável: grupo PIBID – Unisinos.   
          Nos dias:
          14 e 21/06 - 3ª feira das 9h30min às  10h20min
          16/06 -  5ª feira das 9h30min às 10h20min
          17/06 – 6ª feira das 15h15min às 16h05min
Divulgação do resultado:   14/07 para o turno da manhã
                                                                  15/07 para o turno da tarde
Premiação: 1º lugar: Ingresso para cinema com acompanhante
                                2º lugar: Kit com livro ou revista
                                3º lugar:  Kit escolar



Caros professores e direção!

Neste mês, estão acontecendo diversas atividades na Unisinos. PARTICIPEM!



Eventos gratuitos



Seminário Pegagógico: Gêneros como objeto de ensino - análise linguística e visual.

Palestrante: Dr. Clécio dos Santos Bunzen - Universidade Federal de São
Paulo
Data: 23 e 24 de maio
Horário: 19h30min às 22h23
Local: dia 23, Auditório Pe. Werner, e dia 24, Auditório Érico
Verísssimo

PROGRAMA:
23/5 - Didática dos Gêneros no Brasil: tensões e desafios.
24/5 - Gêneros como objeto de ensino: análise linguística e visual.


Currículo: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de
Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Lingüística
Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor
do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com
ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando
principalmente nos seguintes temas: livro didático, ensino da leitura e
da escritura, gramática e oralidade. Tem experiências com formação
continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos, Ensino
Fundamental I e II e Médio. Seu projeto atual de pesquisa é sobre
produção, perfil e usos dos livros didáticos de alfabetização,
aprovados no PNLD-2010.

======================================================
Oficina de textos: como escrever resumos e resenhas

Programação:  
1ª aula: sondagem, apresentação, introdução ao gênero resumo
2ª aula: resumo (produção)
3ª aula: resenha (estrutura, função, características)
4ª aula: resenha (produção)
5ª aula: resenha, avaliação da oficina

Data de início:  20/05/2011  Data de término:  17/06/2011
Dias de aula: sextas- feiras: 20/05, 27/05, 03/06, 10/06, 17/06
Horário das aulas: 14h às 17h
Carga horária: 15h
Local: sala 3D107
Ministrante: Mariléia Sell (Doutoranda do PPGLA)

================================================

 Encontro de Formação PIBID/UNISINOS: Movimentando as licenciaturas.”


Palestra: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE INCLUSÃO ESCOLAR

Data: 28/05/2011 (Sábado)
Horário: das 8h30min às 12h30min
Ministrante: Profa. Dra Clarice Salete Traversini – UFRGS
Local: Auditório Central (Unisinos)
  
 =================================================
 Seleção e uso do dicionário em sala de aula

Programação:
*O que é e para que serve o dicionário;
*Lexicografia: estrutura e tipologias de dicionários (monolíngues e bilíngues);
*Critérios de seleção e uso dos dicionários;
* Atividades didáticas com o dicionário

Data: 31/05
Horário: das 14h às 17h
Local: sala 3D204      
Carga horária: 3 horas
Ministrante: Alexandra Feldekircher Müller (Doutoranda do PPGLA)

========================================================



Oficina de Contos de Fadas e suas versões originais

ÒGêneros: Artigo de opinião, Folheto e Charge
ÒPúblico-alvo: alunos do Ensino Médio
ÒAs inscrições deverão ser feitas até 10/06/11
ÒRetirar a ficha de inscrição com as bolsistas do PIBID
ÒO regulamento está publicado no blog do PIBID.
ÒHaverá apoio na produção  dos textos para todos os alunos do Ensino Médio interessados no Concurso.
ÒResponsável: grupo PIBID – Unisinos.   
          Nos dias:
          14 e 21/06 - 3ª feira das 9h30min às  10h20min
          16/06 -  5ª feira das 9h30min às 10h20min
          17/06 – 6ª feira das 15h15min às 16h05min
ÒDivulgação do resultado:   14/07 para o turno da manhã
                                                                  15/07 para o turno da tarde
ÒPremiação: 1º lugar: Ingresso para cinema com acompanhante
                                2º lugar: Kit com livro ou revista
                                3º lugar:  Kit escolar
 

No dia 03 de maio de 2011, realizamos a primeira oficina de contos de fadas e suas versões originais na Escola. As "Pibidianas"-Villa Lobos fizeram uma volta no tempo, contextualizando as histórias na época em que foram escritas.  Os alunos contribuíram de forma participativa, lembrando os contos e as versões de Chapeuzinho Vermelho que conheciam. O grupo trouxe a versão original do conto “Chapeuzinho Vermelho”, de Charles Pereault, que foi escrita no ano de 1867. Outra versão também apresentada foi “A História da Avó”, de Paul Delarue, escrita em 1885. Após as leituras, foram realizados debates e a relação com atualidade. Após a leitura e debate, os alunos foram convidados a fazer uma produção escrita, na qual recontariam o conto de forma moderna e criativa. Ao final das oficinas, serão selecionados alguns textos, de melhor roteiro, os quais serão divulgados no blog e também nos murais da Escola.






É o que desejamos a toda comunidade escolar.
Grupo PIBID- Letras




Uma visão mais ampla do mundo

Na tarde desta terça-feira, dia 22 de março de 2011, o grupo PIBID-Unisinos da Escola Villa Lobos ficou encantado com tudo que os olhos viram e o que as mãos sentiram. Você já tem uma ideia do que estamos falando? Você tem 5 segundos para tentar adivinhar...

5




4




3




2




1

       
1

Pronto! Se você já tem alguma sugestão, agora você pode conferir se ela está correta.

O nosso grupo visitou a escola Ilha Moreira, situada no centro de São Leopoldo, com o objetivo de conhecer e entender um pouco os recursos que ela oferece para alunos cegos e/ou de baixa visão. Num primeiro momento, ficamos encantadas com a calçada da escola, que tem uma faixa de pedras com elevações especiais1 para a orientação dos deficientes visuais. Momentos depois, conhecemos a Sala de Recursos, onde encontramos: punção e regletes2, caderno especial para alunos de baixa visão3, duas máquinas de datilografia4 e livros com histórias em braile. Em meio a nossa conversa com a professora responsável da sala (Maria Helena) e a diretora da escola (Aparecida), alguém entra pela porta e nos cumprimenta. É um aluno da 5ª série, Jéferson, que compartilhou conosco algumas palavras. Feliz, motivado, inteligente e cativante, ele diz que não sente vergonha de andar de bengala e fala que a ajudante de sala de aula é muito importante e que sem ela não seria nada. Ele também aspira a um grande futuro, pretendendo ser médico e, portanto, precisa estudar muito. Na escola, também encontramos outros casos de deficiência visual. Notamos que nenhum dos alunos com deficiência é frustrado por ter certa limitação, pois conseguem ter uma vida normal, assim como todos.
          Para o nosso grupo, essa visita foi de extrema importância, visto que a nossa formação como professores não nos oferece muitas oportunidades, ou seja, deixa de abordar alguns assuntos fundamentais como este.
Temos agora, felizmente, uma visão de como podemos trabalhar com estes alunos e a importância de procurarmos uma especialização nesta área, pois a educação necessita de docentes mais qualificados. Percebemos que há vários alunos de outras escolas frequentando a Sala de Recursos, já que suas escolas não estão aparelhadas.
         Embora não sejam muitos os alunos com problemas de visão, cada professor deveria ter um número-limite de alunos, pois são muitas as transcrições que precisam ser feitas. Se houvesse professores qualificados e escolas aparelhadas, não precisaríamos ter otranstorno de transferir um aluno para uma escola de um bairro distante do seu.


2
3
4

Alfabeto Braille:

   




Conversa com Uma Professora – “Um desafio sempre a enfrentar na docência: as relações interpessoais”

No dia 19 de março de 2011, ocorreu na Unisinos o III Encontro com a Comunidade do PIBID/Unisinos. Essa atividade teve por objetivo apresentar o trabalho realizado no semestre anterior (exposição de pôsteres) e apresentar o planejamento do semestre que inicia junto às Escolas.

Objetivos:
A atividade "Conversa com uma professora" tem por objetivo discutir uma temática que tem constituído um grande desafio para qualquer Curso de Formação de Professores; as relações interpessoais. O foco está nas relações interpessoais que o profissional da educação estabelece na atuação docente e nas atividades a ele confiadas, que mobilizam alunos, colegas, famílias, gestores, autoridades e pessoas da comunidade, entre outras.
Neste encontro, contamos também com a presença da vice-diretora da manhã, D. Marilene Boff. Ela ponderou que o assunto tratado nesta Conversa é de grande importância. Portanto, ela pretende trazer a palestrante, Profa. Ms. Janira Aparecida da Silva para a escola, para que nesse ambiente ela possa dialogar com os professores e com todos que, de certa forma, façam parte da aprendizagem do aluno.
Programação:

8h 30min - Exposição de pôsteres e credenciamento
9h - Abertura
9h  15min - Palestra “Um desafio sempre a enfrentar na docência: as relações interpessoais” -  Profa. Ms. Janira Aparecida da Silva/Unisinos
9h 45min - Abertura dos debates sobre o tema da palestra
10h 20min - Apresentação de dados do relatório de 2010
10h 35min - Apresentação do Planejamento das Áreas para o ano de 2011
12h - Encerramento

A coordenadora, professora Maria Helena, com os supervisores das escolas.
Nossa supervisora, Simone, com a vice-diretora do turno da manhã, Marilene Boff.
Bolsistas com a supervisora


PIBID UNISINOS NA UFRGS

Durante os dias 1º e 2 de março de 2011, realizou-se o II ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID , III ENCONTRO INSTITUCIONAL  PIBID – UFRGS.
Nesse encontro, foram relatadas vivências dos “pibidianos”, como o primeiro contato com a escola, a recepção, e até mesmo as dificuldades ao longo dos meses.
O encontro foi dividido em conferência de abertura, salas de debate, mesas-redondas, exposição de pôsteres, encerramento. A conferência de abertura contou com a presença da professora Maria Luiza M. Xavier, que falou sobre qual o sentido da escola hoje, como é vista a escola pelos alunos, e o que fazer para a escola ser um lugar com a "cara" dos alunos.
Em uma das salas de debate, esteve a professora Elí Fabris, que conversou sobre: “PIBID Unisinos: universidade e escola na qualificação da docência na educação básica”. Ela relatou os desafios enfrentados por professores e bolsistas. Nas salas de debates, foram explicados os trabalhos realizados nas escolas, muitos deles podendo ser adaptados para o nosso projeto.


Professora Maria Luiza M. Xavier

Professora Elí Fabris 

O evento ocorreu durante as férias, para apresentação das ações realizadas em nossa escola em um Congresso que recebeu alunos bolsistas de todas as áreas acadêmicas do PIBID, num pôster cujo tema foi a Avaliação.





PROJETO PARA ESCOLA

Ao longo dos dois meses (janeiro e fevereiro) foi elaborado um projeto pelo grupo “Escola: extensão do nosso lar”. O motivo pelo qual este projeto foi elaborado se refere à primeira impressão que todas as bolsistas tiveram ao entrarem na escola. As providências para a solução do que viram foi imediata. O projeto, portanto, visa a uma conscientização geral de alunos, professores, direção, secretaria e pessoal da limpeza a preservação da sua escola, já que é parte de nossas vidas, é onde, muitas vezes, passamos a maior parte do nosso tempo. O nosso propósito é que neste semestre mesmo possamos pôr em prática o nosso projeto. Começaremos com coleta de dados (por exemplo, entrevista com uma ajudante de limpeza),  a análise destes dados e, junto com os professores, planejamentos sobre preservação do ambiente escolar. Também visamos à dinamização da biblioteca, para que os alunos sejam chamados a frequentá-la, já que está praticamente inacessível. Foi também pensado que este projeto possa se estender na Semana do Meio Ambiente, ou seja, ponderamos a realização de palestras, oficinas de reciclagem, entre outros, para reforçar o cuidado que devemos ter com o nosso lar e com a escola .




Nome "Villa Lobos" é ouvido em Berlin, Alemanha

Na viagem à Alemanha de nossa bolsista, pudemos ver o quanto Heitor Villa Lobos, o homenageado na Embaixada Brasileira, é conhecido mundialmente. Na noite do dia 27 de janeiro, o grupo de estudantes da Unisinos, que se encontrava em Berlin naquela semana, pôde deliciar-se com as magníficas composições de Heitor Villa Lobos. O guitarrista era Frank Bungarten, que já convive com a música desde 1981. Em seguida, segue o repertório das músicas apresentadas naquela noite.




Aluna do PIBID é afastada durante dois meses

A aluna integrante do PIBID, Camila Holz, foi afastada do dia 1º de janeiro a 25 de fevereiro, devido a uma viagem de intercâmbio. Ela, por sua vez, junto a mais 9 estudantes do curso de Letras Português-Alemão, da Unisinos, tiveram um verão um tanto quanto diferente, pois suas férias se resumiram ao frio de até -10° em uma região da Europa, Alemanha. O grupo participou de um curso de especialização de duas semanas na cidade de Leipzig a 195 km de Berlin, capital do país. Após esaas duas semanas, os estudantes visitaram diversos lugares e lá puderam conhecer mais sobre o povo e sobre a cultura, que na cidade destes acadêmicos é muito forte, por serem cidades de imigração alemã e até hoje ainda preservam a língua. Visitaram também escolas e aprenderam muito da língua alemã, pois só se comunicavam através dela. As outras localidades visitadas pela “pibidiana” foram: Roßlau, Wörlitz, Berlin, Bremen, Rheinböllen, Wetzlar, Nidda e Köln.
Muitas cidades para pouco tempo, não acham?









Grupo PIBID-Unisinos
Sub-área de Letras


Que saber mais sobre o PIBID?? Entre em contato com as meninas!!!


PIBID UNISINOS – EQUIPE VILLA LOBOS

PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Bolsistas: Camila Holz, Camila Tremarin., Carina Mossmann, Nitiane Nunes e  Sabrina Paim
Professora: Simone Ferreira
                      

O PIBID é um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Ele tem por objetivo o aperfeiçoamento e o desenvolvimento profissional de futuros professores. Este Programa é mantido pela CAPES, vincula-se à Unisinos em convênio com a Secretaria de Educação do Estado.
Nesses três meses em que o subprojeto do Curso de Letras atuou na escola, as alunas bolsistas já realizaram várias atividades entre as previstas no cronograma do semestre além de outras não previstas.

Ações previstas:

- conhecimento do espaço físico e funcionamento da Escola;
- análise de documentos (PPP, plano de estudos, livros didáticos, planos de aula);
- observação de aulas de português e literatura;
- entrevistas para todos os cargos da Escola (tarefa em andamento).

Ações não previstas:

- desenvolvimento de uma entrevista para auxiliar na atualização do PPP;
- entrevista com a TV Unisinos;
- recebimento da visita da profª. Marilene Boff para falar sobre inclusão escolar;
- criação de um blog do PIBID Villa Lobos;
- organização e levantamento de dados para compor os “links do blog” do PIBID;
- criação do “blog” da Escola.

No que diz respeito a criação do “blog” do Villa Lobos, podemos dizer que ele representa um convite a todos que integram a comunidade escolar a participarem do programa, independente da área de atuação. O “blog” foi criado com o objetivo de divulgar aquilo que a Escola vem construindo ao longo dos últimos anos, como, por exemplo, as  atividades esportivas, as oficinas de dança e de instrumentos musicais, entre outras ações implementadas com o apoio do Projeto Mais Educação.
Além de todos estes diferenciais que caracterizam a Escola, nós, professores, podemos utilizar o “blog” como um recurso para divulgar o que experienciamos em sala de aula, como trabalhos diversificados, produções textuais, ou ainda para promover destaques, entre outras ações.
A equipe diretiva, os alunos, a comunidade escolar, todos podem participar deste projeto, pois, ao divulgar nossa Escola, oportunizamos que a comunidade passe a confiar mais em nosso trabalho, fortalecendo nosso vínculo com novos meios de pensar a educação.
Desejamos uma Escola renovada, aberta a mudanças, transformadora, capaz de oferecer um ambiente acolhedor e educativo e, principalmente, que valoriza tudo aquilo que o aluno representa seus pensamentos, suas construções e suas produções!