domingo, 21 de novembro de 2010

Feira multidisciplinar e da Consciência Negra

Pensar e fazer educação nunca foi tarefa fácil, porque ela é grandiosa e ampla. No entanto, quando dividimos este fazer educação com profissionais qualificados e comprometidos com uma educação libertadora, democrática e de qualidade tudo passa a ser possível de ser realizado e concretizado.
Assim, me impus como tarefa fazer um breve relato da Feira multidisciplinar e da Consciência Negra que ocorreu neste dia 20 de novembro, nas dependências da escola.
Devo dizer que ainda me acho extasiada e maravilhada com o que os alunos produziram com alguns professores.
Parece-me correto dizer que essa não foi uma sensação exclusivamente minha ao contrário, a dividi com colegas e alunos. Gostaria sinceramente de poder eternizar esses momentos educativos que nasceram tão intensamente entre professores e alunos para além da sala de aula.
O sucesso da atividade somente foi viável porque buscou a integração dos professores em amplo somatório de esforços, entre escola e o corpo discente, em busca de uma escola de qualidade e de uma educação emancipatória.
Somente por meio de uma efetiva e responsável gestão educacional-democrática, será possível continuar a se reencantar com o aprender e o ensinar, afinal somos todos pessoas em construção permanente. Então, será possível continuar a converter em realidade o sonho de uma escola eficaz e comprometida com o educando.
A Mostra Pedagógica constitui-se, assim, num espaço democrático de construções de saberes cognitivos e culturais entre atores sociais, que expressando valores e posições diferenciadas sobre aspectos culturais, políticos, econômicos apontaram renovadas perspectivas para o fazer pedagógico.
Um simples projeto como a feira mostra que, mesmo com poucos recursos, é possível construir uma escola que valorize e aposte em seus alunos. Efetivar esse clima de entusiasmo e de compromisso com a educação constitui um desafio a ser enfrentado por nós educadores da escola Villa Lobos no nosso dia-a-dia.
Estou convicta de que um projeto educacional qualificado passa necessariamente por uma educação articulada em regime de colaboração, que envolva a gestão escolar no atendimento às necessidades pedagógicas da comunidade escolar, em regime de corresponsabilidade, utilizando mecanismos democráticos, como as deliberações da própria comunidade escolar, bem como a participação dos profissionais da educação no projeto político-pedagógico.
O sucesso da atividade somente foi possível porque buscou a integração dos professores em amplo somatório de esforços, entre escola e o corpo discente, em busca de uma escola de qualidade e de uma educação emancipatória.
Agradeço aos alunos, professores e funcionários pelo apoio e pela organização, indispensável ao sucesso alcançado e, tenho expectativa de que essa atividade seja entendida como a mola propulsora de continuidade do processo pedagógico.
Eliane Paz,
Vice-diretora.

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