sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aluno vence na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua
Portuguesa - Escrevendo
o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Da escola Villa Lobos, participou um aluno de terceiro ano, Marco Aurélio, que foi um dos classificados da etapa municipal e conquistou o primeiro lugar na categoria artigo de opinião. Uma representante do grupo PIBID-UNISINOS realizou uma entrevista com o estudante e queremos socializar a entrevista com a comunidade escolar.


Espaço Leitura

PERFIL: O aluno Marco Aurélio tem 18 anos, mora com sua mãe no bairro Charrua e estuda na Escola Villa Lobos há sete anos.
O estudante foi um dos vencedores da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria artigo de opinião.

(...)“No começo achei estranho, não me inscrevi achando que iria ganhar, mas quis fazer algo diferente em meu texto, fiz pesquisas na internet para ter boas referências em meu artigo e para contribuir com a minha argumentação”(...) (Marco Aurélio).

LEITURA
Apesar de não gostar de ler livros de Literatura, Marco Aurélio mostra-se um aluno interessado em notícias e artigos de opinião, as leituras geralmente são feitas pela internet. 

INSPIRAÇÃO
Quando perguntamos qual foi a sua inspiração para escrever o seu artigo de opinião, o estudante logo respondeu que procurou se informar de algum assunto polêmico e atual ocorrido em São Leopoldo, e logo considerou interessante escrever sobre o incêndio do presídio localizado próximo ao centro da cidade.

ESTÍMULOS
Marco Aurélio conta que nunca recebeu estímulos da família em relação à leitura, o aluno relata que em casa seus familiares não possuem o hábito de ler. No entanto, o aluno enfatiza que o professor André, que atua na Escola Villa Lobos como professor de Língua Portuguesa, é quem está constantemente incentivando os alunos a escrever e a se posicionarem nos textos que são propostos na disciplina.

“Gosto de dar a minha opinião quando escrevo, já na fala é mais difícil de se expressar”(Marco Aurélio)

FUTURO
Na hora de falar sobre a profissão que pretende seguir, logo surge a dúvida, no entanto, o estudante garante que pretende continuar os estudos, o fato de gostar de escrever o faz pensar em um curso da área da comunicação, como Jornalismo, por exemplo.  Mas o aluno afirma que seu sonho mesmo, é fazer realização audiovisual, pois ele se interessa muito pelas produções de cinema.

ESCOLA
Marco Aurélio conta que a escola é um bom espaço de convivência, o aluno explica que gosta da interação que possui com os amigos e professores. Segundo o estudante, as aulas do professor André têm servido como base e estímulo para desenvolver as suas habilidades durante as produções textuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário