Na quinta-feira (17) as escolas estaduais de abrangência da 2ª CRE e escolas municipais de São Leopoldo se reuniram no auditório do Colégio São Luis para debater a Educação Integral. O encontro contou com apresentações artísticas dos alunos participantes do Programa Mais Educação, como, flauta, violão, percussão, canto e dança das escolas Villa Lobos, Hillebrand, Borges Fortes e Firmino Acuan.
O representante do Programa Mais Educação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Leandro Fialho, debateu os fundamentos da educação integral e mostrou a defasagem de horas aula que os estudantes brasileiros têm em relação a outros países, como, por exemplo, Estados Unidos, França e Chile. “Os estudantes brasileiros são os que têm um dos menores tempos de permanência na escola, o que lhes traz um profundo prejuízo nos rankings internacionais”. Ele conclui que “O Programa Mais Educação se encaminha para a Educação Integral e vejo esse caminho como inexorável”, sumariza Leandro Fialho.
Eliane Paz, assessora do Mais Educação e vice-diretora da escola, entende que os Coordenadores e Monitores que atuam nas oficinas precisam de espaços para a formação continuada, e esse é um dos objetivos dessa formação.
A formação contemplou também a temática da sexualidade e dos jogos e brincadeiras, com a coordenadora do Projeto de Saúde e Prevenção na Escola, de Novo Hamburgo, Cristiane Schüler. Ainda, a temática das drogas foi abordada pela consultora da Unesco em Saúde Mental , Paula Emilia Adamy.
Um varal de cartazes com representações do Programa Mais Educação das 40 Escolas foi montado no auditório e mostrou um pouco daquilo que as escolas estão realizando nas atividades pedagógicas do Mais Educação/Educação Integral.
Um varal de cartazes com representações do Programa Mais Educação das 40 Escolas foi montado no auditório e mostrou um pouco daquilo que as escolas estão realizando nas atividades pedagógicas do Mais Educação/Educação Integral.
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