quarta-feira, 30 de novembro de 2011

2ª CRE Coordenadoria promove Formação Continuada para professores do Mais Educação/Educação Integral

Na quinta-feira (17) as escolas estaduais de abrangência da 2ª CRE e escolas municipais de São Leopoldo se reuniram no auditório do Colégio São Luis para debater a Educação Integral. O encontro contou com apresentações artísticas dos alunos participantes do Programa Mais Educação, como, flauta, violão, percussão, canto e dança das escolas Villa Lobos, Hillebrand, Borges Fortes e Firmino Acuan.

O representante do Programa Mais Educação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Leandro Fialho, debateu os fundamentos da educação integral e mostrou a defasagem de horas aula que os estudantes brasileiros têm em relação a outros países, como, por exemplo, Estados Unidos, França e Chile. “Os estudantes brasileiros são os que têm um dos menores tempos de permanência na escola, o que lhes traz um profundo prejuízo nos rankings internacionais”. Ele conclui que  “O Programa Mais Educação se encaminha para a Educação Integral e vejo esse caminho como inexorável”, sumariza Leandro Fialho.

Eliane Paz, assessora do Mais Educação e vice-diretora da escola, entende que os Coordenadores e Monitores que atuam nas oficinas precisam de espaços para a formação continuada, e esse é um dos objetivos dessa formação.
A formação contemplou também a temática da sexualidade e dos jogos e brincadeiras, com a coordenadora do Projeto de Saúde e Prevenção na Escola, de Novo Hamburgo, Cristiane Schüler. Ainda, a temática das drogas foi abordada pela consultora da Unesco em Saúde Mental, Paula Emilia Adamy.

Um varal de cartazes com representações do Programa Mais Educação das 40 Escolas foi montado no auditório e mostrou um pouco daquilo que as escolas estão realizando nas atividades pedagógicas do Mais Educação/Educação Integral.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário